quarta-feira, 3 de junho de 2009

Le procés de Jeanne D'arc


Olá galera!Hoje volto à falar de filme,uma das minhas paixões.Mas agora de "2001:uma odisseia no espaço",filme que valoriza a imagem passo para "O processo de Joana D'arc" onde as falas,perguntas e respostas na ponta da língua são as principais características desse filme.Assumo: coleciono dvds de filmes clássicos.E para um filme pertencer à minha prateleira,deve ter um imenso valor e "O processo de Joana D'arc" de Robert Bresson está lá enfeitando e qualificando a minha coleção.
Pelo nome é óbvio que falamos de Joana D'arc uma menina que diz ouvir vozes e que essas à faz lutar pela unificação da França,passando por cima da igreja católica que na época tinha poder sobre a lei e consequentemente às pessoas.Se lhe disse-se esse ser o maior filme relatando tal fato,estaria mentindo.Pois existem outros que não perdem e nem ganham,estão lado a lado com esse:"A paixão de Joana D'arc e Martírio de Joana D'arc.
Vamos contar um pouco do filme...ele é preto e branco,legendado(adoro!),e francês.É rapidinho com duração de 1 hora e 5 minutos.O filme todo se passa no julgamento de Joana.Os religiosos à julga numa torturante perssuação.O silêncio somente é interrompido por falas curtas e objetivas.Ela é julgada,volta para cela.Julgada,volta pra cela e assim o filme se encaminha até a execução,numa cena emocionante;não mostra sofrimento ,filma-se os pés dela se encaminhando pela fogueira,ela é amarrada e queimada logo a seguir.Não pense que sou chata por contar a história do filme,pois essa todos já conhecem.Só que existem grandes cineastas,no qual admiro mesmo,que usam da história para entreter e principalmente informar,divulgar de forma artística um sofrimento real que nem a igreja católica pôde esconder.Ainda bem que a arte existe!Então quem gosta de filmes como esse que relatei veja o quanto antes,vale a pena.Não sei se ele está alugando,mas o meu eu comprei pela Internet,ok?!

um abraço.

4 comentários:

Desculpe mas eu modero comentários...não deixe de comentar por isso pois eu faço questão de responder às perguntas,atender às criticas e sugestões,ok? Comentem bastante e sintam-se a vontade...podem falar!