segunda-feira, 14 de março de 2011

Tempero Nara Leão


Muitos estudiosos buscam verdadeiras respostas para o surgimento da vida. Eu buscava a origem da canção brasileira.
Porém, não é difícil descobrir que com a bossa nova, o movimento tropicalista junto a grandes mestres da música como Gal Costa, Maria Bethânia, Caetano e, a citada no título dessa postagem, Nara Leão, fez surgir um novo jeito de compor e principalmente um novo ritmo reconhecido mundialmente.
Teoricamente parece fácil, na prática também é fácil.
Hoje a postagem se refere a maravilhosa cantora Nara Leão. Pesquisei sobre sua vida, vi vídeos das suas apresentações e conclui que, olhando os cantores atuais da MPB ( Dos que surgiram nos anos 80, 90 até os dias de hoje), absolutamente todos têm influência da Nara Leão.
Poesias nas canções, Jeito meio recluso de tocar o violão, delicadeza na forma de cantar, rimas loucas ou conscientização dos problemas sociais; Todos esses atributos foram tão presentes no trabalho da Nara Leão e hoje eu os enxergo nos cantores da MPB. Exemplos? Adriana Calcanhoto, Marisa Monte, Maria Gadú, Ana Cañas, Vanessa da Mata, Fernanda Takai, que inclusive gravou um cd em homenagem a Nara.
Alguns dizem que tiveram influência da Elis Regina porém, a Elis regravou músicas antes cantadas pela Nara Leão.
É tão impressionante assistir vídeos da Nara Leão e ver tanta semelhança com o que a Música Popular Brasileira apresenta hoje.
Muitos cantores e/ ou ouvintes nem se quer sabem de onde vem a origem da nossa canção.
Nara Leão não só trouxe a Bossa Nova; Não só contribuiu com um novo aspecto musical; Nara Leão reinventou um jeito de ser cantor. E que hoje, mesmo que inconsciente, novos talentos surgem mas sempre adotando os princípios dessa grande cantora.
Esse é o tempero Nara Leão, evidente nas canções e apresentações dos cantores da Música Popular Brasileira contemporânea.
Ainda tem alguma dúvida? Então dê uma olhadinha no vídeo abaixo...

2 comentários:

  1. Nara Leão estaria fazendo 70 anos dia 19 último e ela foi a minha musa da bossa nova, junto com Tom, J.Gilberto e outros. "Tinha eu (menos de) 14 anos de idade..."(Paulinho da Viola)e ja escutava muito antes dessa idade Nara Leão... Tenho hoje 59 anos. Ela pra mim no estilo foi única e singular e concordo quando vc diz que infuenciou muito a muitos e atuais cantoras. Helena Lopes

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo comentário Helena! Um abraço.

    ResponderExcluir

Desculpe mas eu modero comentários...não deixe de comentar por isso pois eu faço questão de responder às perguntas,atender às criticas e sugestões,ok? Comentem bastante e sintam-se a vontade...podem falar!